EXAMES
Doppler Transcraniano
Doppler Transcraniano consiste em uma avaliação dinâmica do fluxo sanguíneo cerebral que passa pelas artérias do sistema nervoso central ( o cérebro em questão). O método consiste em utilizar o “efeito doppler” (ondas sonoras, como em um sonar) por um transdutor unidirecional, colocado em pontos específicos da cabeça, que permitam analisar com maior precisão as informações de velocidade de fluxo sanguíneo cerebral nas principais artérias, que nutrem o cérebro. O exame não é invasivo e totalmente seguro e confortável para os pacientes, sem necessidade de sedação.
- Doenças Vasculares
- AVC,
- Vasculites
- Doenças aterosclerótica Intracraniana,
- Estenoses
- Hipertensão Intracraniana
- Enxaqueca/Migrâneas/ Cefaleia
- Anemia Falciforme
Como é feito o exame?
O Paciente fica deitado confortavelmente sobre a maca, com o examinador (médico especialista) sentado à direita, em um ambiente com pouca luminosidade (como um exame de ultrassom habitual). Coloca – se um gel condutor, em um transdutor setorial de ultrassom de baixa frequência ( 1,5 a 5hz), na região temporal anterior direita, depois na esquerda e posteriormente na região posterior do pescoço (nuca), para se obter os dados para posterior estudo e analise O exame dura em média 45 minutos a 1 hora.
Existe alguma contraindicação?
Não há contraindicações para a realização do exame.
Qual o preparo necessário para a realização do exame?
Nenhum preparo especial é necessário para realização do exame. Em casos de crianças com anemia falciforme, orientamos o agendamento 15 dias após algum evento de febre, transfusão sanguínea previa ou síndromes respiratórias agudas. Para que a analise não seja prejudicada por condições sistêmicas agudas e temporárias.