EXAMES
Vídeo Eletroencefalograma
O vídeo eletroencefalograma (VEEG) é o exame complementar padrão ouro no diagnostico de epilepsias e preparação do paciente com epilepsia para possibilidade cirúrgica. Sua importância maior esta na capacidade de sincronização da apresentação clinica de uma crise convulsiva com seu registro de atividade cerebral durante o evento, possibilitando o neurofisiologista clinico ou epileptologista de analisar com precisão a localização ou a síndrome epiléptica provável do paciente. Também tem suas indicações em casos que a origem das crises convulsivas não são decorrentes de lesões no próprio cérebro e sim de um distúrbio comportamental.
Quando é indicado?
• Primeira crise convulsiva com estado de mal
• Crises convulsivas de repetição sem diagnostico preciso
• Crises convulsivas não epileptogênicas
• Epilepsias
• Síndromes epilépticas
• Epilepsia de difícil controle
• Investigação para cirurgia de epilepsia
• Seguimento de tratamento em paciente com epilepsia
Como é feito o exame?
Inicialmente realizamos medidas da cabeça, para então realizar a colocação de 24 a 28 eletrodos sob uma massa hidroeletrolítica sobre o couro cabeludo do paciente, em pontos específicos para análise da atividade cerebral de maneira precisa e reprodutível em qualquer laboratório de neurofisiologia. Enfaixamos a cabeça com os eletrodos já montados para a melhor fixação destes, permitindo ao paciente a deambulação pelo ambiente monitorado por vídeo, sincronizado ao aparelho de registro de atividade cerebral. O ambiente e supervisionado por uma técnica em neurofisiologia clinica e enfermeira, para auxiliar durante qualquer evento convulsivo que ocorra, com suporte básico e avançado de vida a disposição, e a realização de testes de avaliação da capacidade cognitiva do durante uma crise convulsiva.
Existe alguma contra-indicação?
Não há contraindicações para a realização do exame.
Qual o preparo necessário para realização do exame?
Necessário que o cabelo esteja limpo e seco, sem a utilização de cremes ou produtos no dia do exame. Algumas situações e orientado pelo médico assistente apenas a suspensão de medicação anticonvulsivante antes do exame para otimizar a probabilidade de registro de uma crise convulsiva. Porém durante o registro não será solicitado a retirada das medicações quando tempo de registro for inferior a 72h.
Voltar Agendar exame