EXAMES

Ultrassom de Nervos Periféricos


Ultrassom de nervos periféricos consiste na análise do diâmetro, morfologia e vascularização do sistema nervoso periférico, de forma direcionada e objetiva. Tem o intuito de complementar os exames de eletroneuromiografia de membros para investigação de doenças que afetam os nervos e músculos do nosso corpo, e possibilitar o seguimento de doenças neuromusculares ou polineuropatias já em curso. Este exame e a mais nova modalidade que os especialistas em nervos periféricos tem a sua disposição para ampliar as possibilidades de diagnostico etiológico das enfermidades.   


Quando está indicado?


Polineuropatias 

Hanseníase 

Doenças de neurônio motor 

Tumores de nervos periféricos 

Doenças neuromusculares 

Complicações neurológicas de doenças sistêmicas que afetam o sistema nervoso periférico

Traumas ou avulsões de nervos periféricos


Como é feito o exame?


Paciente fica deitado confortavelmente sobre a maca, com o examinador (médico especialista) sentado à direita, em um ambiente com pouca luminosidade (como um exame de ultrassom habitual). Coloca – se um gel condutor, em um transdutor linear de ultrassom de alta frequência ( 6 a 18hz), e se caminha sobre os membros superiores e inferiores para se obter os dados para posterior estudo e analise dos principais nervos periféricos do nosso corpo. O exame dura em média 45 minutos a 1 hora.


Existe alguma contra-indicação?


Não há contra-indicações para a realização do exame.


Qual o preparo necessário para a realização do exame?


Necessário vir com roupas confortáveis que permitem acesso a todo o membro superior (da axila a mão) e membro inferior (da virilha ao pé).


Voltar Agendar exame